Após 7 horas e meia de fuso e dias de insônia noturna e sono diurno, aqui estou para passar minhas primeiras impressões.
O Irã surpreende: as cidades são limpas e as pessoas muito simpáticas. Como na Índia (porém em menor proporção), as pessoas adoram os estrangeiros e querem tirar fotos comigo. Acham que sou artista. É engraçado e aproveitamos para tirar também muitas fotos com os grupos que nos abordam. Aqui especialmente as mulheres querem conversar e tirar fotos comigo. Os homens não chegam muito e quando o fazem normalmente só conversam com os meninos.
O grande impacto foi a chegada: já no avião todas as mulheres pouco antes do avião pousar, começaram a se "transformar". Os véus foram sendo colocados e eu também entrei nessa. Senti-me perdendo um pouco da minha identidade... Isso foi muito louco de ver nas ruas. Todas as mulheres de lenço e a maior parte com o "chador": aquela roupinha em homenagem ao Batman (preto dos pés a cabeça). Não teria maiores problemas com isso no dia a dia não fosse o calor de mais de 40 graus. É torturante o uso de um cachecol ao redor da cabeça e do pescoço, somado ao fato que você esta de calças e mangas compridas.
Vou levando o dia a dia assim: lutando contra o calor, mas aproveitando muito este país que está surpreendendo.
Depois conto sobre as cidades e os detalhes surpreendentes.