Uma "atração" obrigatória no Irã são as casas de chás (
teahouse). São locais onde você pode almoçar ou jantar e, lógico, tomar chá. Estas casas são bem famosas no oriente médio, mas particularmente o sabor do chá não tem nada demais: parece um "mate leão" normal. Inclusive, alguns, vinham com etiquetas de marcas européias.
Cházinho e muitos tapetes. Calçados ficam do lado de fora.
Thomaz iniciando o ritual enquanto eu ainda estava no chá.
Já que o chá não é o atrativo definitivo, os ambientes o são. Encontrando uma boa indicação, pode-se passar horas sentado em tapetes persas, apreciando uma boa decoração e quem sabe, fumando um
narguile. Uma casa de chá imperdível é a de nome HEZARDASTAN localizada na cidade de Mashhad, curiosamente a mais sagrada do Irã, região de muita peregrinação de fé.
Eu não sou de fumar e nunca fui, mas este ritual comunitário deve ser experimentado pelo menos uma vez e especialmente em um local tão típico. Pode-se escolher o fumo com sabor dos mais diversos: maçã, pêssego, menta. O carvão e a erva ficam no topo da geringonça e a fumaça é filtrada pela água.
Brincando de fazer fumaça... Fácil, fácil. Já dominei! (...)
Será???
Funcionamento do Narguile:
Algumas horas depois...
Ressaca do fumo: enjôo terrível e dor de cabeça. Marinheira de primeira viagem... Só com Dramin e muita água para resolver.
.
Sai dessa vida Carol.
ResponderExcluir(brincadeirinha)
Fiquei morrendo de vontade de ir numa dessas casas de chá.
;)
O fumo era "mata leão"? Deve ser algo que faz mal só aos infiéis ocidentais...
ResponderExcluirHumm, e deu algum barato, alguma sensação boa?
Que roubada kkkkk :P