PS: perdoem a falta de acentos, mas na África estah complicado achar teclados adequados a nossa língua portuguesa...
Meu primeiro contato com o continente africano foi através de alguns livros interessantes que recomendarei mais tarde. Cito neste post especialmente um que me motivou a escolher a África como o destino de minha atual viagem: "Peh na Africa" de Fabio Zanini. A narrativa me deixou interessa pela África do Leste ou East África composta pelos países: Tanzânia, Quenia, Uganda, Ruanda e Burundi. Este ultimo descartei do roteiro por não ter a segurança recomendada nem atracoes imperdiveis...
Tive apenas 2 dias para sondar a cidade Dar Es Salam (que significa CASA DA PAZ em árabe) na Tanzania e a achei bastante agradável: a beira mar, com pessoas simpáticas e que falam um razoável inglês (muito melhor que o da Índia, mas vim a descobrir mais tarde que no Quenia fala-se ainda melhor). A cidade eh razoavelmente limpa, mas o transito eh opressor. Rafael e eu visitamos a embaixada recem inaugurada há apenas 2 meses. Ficava a poucos quarteirões de nosso hotel. O embaixador e outro diplomata nos receberam para uma conversa rápida sobre as impressões gerais do pais e do continente africano. Atualmente o escritório fica localizado em um prédio novo de frente para o mar. Nada mal!
Embaixada do Brasil na Tanzania. |
Visitamos um museu meio decadente, com objetos e fotos interessantes quase que abandonados. Éramos os únicos turistas no local. Alem dos artefatos tribais e de objetos do período colonial, um exemplar histórico não poderia deixar de ser destacado no museu: o primeiro ATM da Tanzânia!
O primeiro ATM da Tanzania! Uma reliquia de 1997. |
Uma das partes mais bem cuidadas do museu. |
Fomos a um mercado popular que não faz parte do roteiro turístico de Dar Es Salam. Muita sujeira e pessoas nos olhando com cara de poucos amigos. Era tipo um mercado publico aberto, vendendo desde frutas e legumes nas estradas de terra a roupas e quinquilharias de toda a espécie. Consegui bater umas poucas fotos do local, pois não me senti muito a vontade, já que o local não eh para turistas branquelos.
Ao final do dia merecíamos uma cerveja a beira do oceano. Este local abaixo eh tipo um shopping a beira mar, com vários restaurantes agradáveis.
Na noite anterior, jantamos em um restaurante Tailandês excelente! As opcoes gastronomicas agradaram!
Infelizmente o tempo em Dar Es Salam foi curto para ter mais impressões, pois dia 11 de fevereiro seria inicio de nossa expedição ao lago Turkana e tínhamos que ir a Nairobi (capital do Quenia).
Hum, não esqueça que você me prometeu uma foto do lendário "Diabo da Tanzânia" hahahahah ;D
ResponderExcluir