As mudanças e viagens em 2011 estão acontecendo com uma intensidade que não estou dando conta do blog. Foram inúmeras as coordenadas em diversos continentes em pouquíssimos meses...
Bandeira da República Islâmica do Irã |
Eu nem consegui finalizar meus relatos da África (que pretendo fazê-lo num futuro próximo), mas preciso iniciar os relatos de minhas primeiras impressões aqui no Irã antes que as novidades se tornem banais no dia a dia por aqui e eu nem note mais os contrastes.
Selecionei abaixo algumas curiosidades do país de âmbito mais geral para o dia a dia.
FUSO HORÁRIO
A primeira coisa que tive que acostumar por aqui foi com o fuso horário de + 7:30 horas com o Brasil. Muitos acham estranho esta divisão de meia hora no fuso, mas acreditem, existem países ainda mais estranhos com fusos "quebrados" em 15 minutos (Exemplo: Nepal e algumas ilhas da Oceania).
Uma quebra de meia hora é até bem comum.
CALENDÁRIO
Um fato estranho no Irã são as datas. Aqui estamos no ano de 1390. E hoje, por exemplo, não é dia 23/05 e sim dia 02/03!!
Explico:
O ano 0 (zero) não é considerado pelo nascimento de Cristo (que para eles foi um cara legal, mas "apenas" um profeta) e sim pela fuga de Maomé de Meca para Medina (este sim, o cara, digno do ano zero). Então daí surge o início da confusão das datas. Mas não é só isso: o ano não começa no nosso 1 de janeiro! Este ano começou na data de 21 de março (varia entre 20 ou 21 de março, dependendo de quando começa a primavera no hemisfério norte). A única coisa igual ao nosso calendário é que eles possuem 12 meses por ano! UFA!
Parece sem importância tudo isso? Pode ser para quem está de passagem pelo país, mas quando você precisa saber quando começa uma determinada feira/ evento ou qual a validade dos produtos que você está comprando no supermercado, aí você dá outro valor ao assunto.
DIAS DA SEMANA
Os persas tem 7 dias na semana, mas folgam nas quintas e sextas-feiras ao invés do nosso sábado e domingo. A embaixada brasileira para fazer um "meio termo" entre o praticado no Brasil e o praticado no Irã, adota as folgas dos funcionários na sexta e sábado. Assim consegue ter 4 dias úteis para ambos os países e não somente 3 se adotasse um dos 2 sistemas.
O ALFABETO PERSA (números)
Depois de todas estas explicações, que tal deparar-se com a validade dos produtos escritas assim:
۱۳۹۰/۰۳/۰۲
Para um turista, é importante aprender pelo menos os números, já que muitos preços estão escritos também em persa.
Aqui vai uma tabelinha rápida de conversão:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 0
۱ ۲ ۳ ۴ ۵ ۶ ۷ ۸ ۹ ۰
Alguns números eu decorei com macetes. Por exemplo: o 2 e o 3 você os "enxerga" no nosso alfabeto inclinando levemente a cabeça na direção do ombro direito. Viu? ;-)
Os números 1, 9 e 0 são quase equivalentes aos nossos. O 7 é meu número da sorte e parece um "V" de vitória. O 8 é o contrário. O número 5 é um coração de cabeça para baixo. E assim por diante.
Uma coisa "fácil" nos números é que eles são escritos da esquerda para a direita como em nosso alfabeto. Mas se formos entrar nas letras (palavras e frases), aí vamos complicar um pouquinho mais já que tudo é escrito da direita para a esquerda. A coisa mais estranha é ver nas livrarias os livros expostos como se estivessem virados, com o verso do livro para cima. Mas isso é assunto para uma outra postagem...
EXEMPLOS PRÁTICOS NO USO DE NÚMEROS E DATAS:
Tomemos um exemplo simples de 3 produtos abaixo (leite, suco e biscoito).
Biscoito, suco e leite: boa parte dos produtos possui um dos lados da embalagem escrito em inglês. |
Ao avaliar a data de validade, pode-se tê-la escrita de várias formas.
a) Escrito no calendário farsi (e com letras em farsi) e no calendário gregoriano:
Suco com data de validade escrito nos 2 calendários (persa e gregoriano). |
c) Escrito somente no calendário persa e com letras em farsi:
Biscoito com ingredientes escritos em inglês, mas a data de validade escrita em farsi. |