Aconteceu:
Estávamos pegando ônibus urbano em Pequim. Ônibus novinho, ar condicionado, janelas lacradas, um sistema de auto-falantes moderno informando as paradas e um display eletrônico fazendo o mesmo em mandarim e inglês.
Na China os bebês não usam fraldas. |
Na minha frente, uma simpática senhora com o seu netinho no colo.
Como sempre acontece na China, a criança estava com o tradicional tip-top com uma larga fenda aberta de fora a fora nas partes íntimas.
Ajudei a vovó com seus pertences que haviam caído no chão e o bebê me saudou com as duas mãozinhas juntas dizendo: "xie-xie" (obrigado). "Que bebê mais educadinho!" - pensei.
Na sequência, vovó começou a dar mamadeira para o bebê e pensei comigo: "Isso não vai dar certo. Daqui a pouco esta criança vai querer ir no banheiro.".
Não deu outra: o menino começou a mexer nas partes baixas, "informando" a vovó que precisava fazer seu xixi. Sem cerimônia, a vovó colocou o menino de cócoras em frente aos meus pés e lá mesmo o bebê começou a urinar. Salvei meu sapatinho de ser inundado de urina por poucos segundos. Chocada, fiquei olhando aquela poça de urina se espalhar pelo corredor do moderno ônibus. A vovó, inabalável, não parecia entender o Por quê de minha repentina seriedade. Desceu na parada de ônibus seguinte, deixando aquele "presente" aos passageiros.