18 de setembro de 2011

Como os bebês chineses aprendem a ir no banheiro


Aconteceu:

Estávamos pegando ônibus urbano em Pequim. Ônibus novinho, ar condicionado, janelas lacradas, um sistema de auto-falantes moderno informando as paradas e um display eletrônico fazendo o mesmo em mandarim e inglês.
Na China os bebês não usam fraldas.
Sentei de costas para o Rafael, já que não haviam assentos lado a lado disponíveis.
Na minha frente, uma simpática senhora com o seu netinho no colo.
Como sempre acontece na China, a criança estava com o tradicional tip-top com uma larga fenda aberta de fora a fora nas partes íntimas.
Ajudei a vovó com seus pertences que haviam caído no chão e o bebê me saudou com as duas mãozinhas juntas dizendo: "xie-xie" (obrigado). "Que bebê mais educadinho!" - pensei.
Na sequência, vovó começou a dar mamadeira para o bebê e pensei comigo: "Isso não vai dar certo. Daqui a pouco esta criança vai querer ir no banheiro.".
Não deu outra: o menino começou a mexer nas partes baixas, "informando" a vovó que precisava fazer seu xixi. Sem cerimônia, a vovó colocou o menino de cócoras em frente aos meus pés e lá mesmo o bebê começou a urinar. Salvei meu sapatinho de ser inundado de urina por poucos segundos. Chocada, fiquei olhando aquela poça de urina se espalhar pelo corredor do moderno ônibus. A vovó, inabalável, não parecia entender o Por quê de minha repentina seriedade. Desceu na parada de ônibus seguinte, deixando aquele "presente" aos passageiros.


12 de setembro de 2011

Organizações Tabajara na China


Os cachorros te incomodam por não respeitar os locais adequados para urinar?
Você tem a sensação de que todos os cachorros do bairro resolveram urinar nas rodas de seu automóvel?
Você não aguenta mais brigar com os vizinhos que não repreendem seus cãezinhos de estimação?

Seus problemas acabaram!

Chegou o "Urine Protector Tabajara", obviamente MADE IN CHINA!

Modelo quadrado, revestido com "laca branca".

Modelo a prova de ventos.

Modelo no formato "quadrado" e acabamento "rústico".

Modelo no formato "gota".

Veja nesta ampliação a eficiência da tecnologia.

Este aqui não colocou o "Urine Protector Tabajara" e deu nisso.

8 de setembro de 2011

Culinária Chinesa


A fama da culinária chinesa não é das melhores. Fora o yakisoba, que muitos chineses afirmaram que é comida japonesa, muito se especula em torno dos insetos fritos e comidas gordurentas.
Claro que vi (e não pedi) pratos bastantes bizarros, como narizes de porcos dispostos como bifes (com os 2 furinhos das narinas bem evidenciados!), pernas de sapos e tripas das mais diversas.
No entanto, é possível selecionar e ter muitas agradáveis experiências gastronômicas. Algumas delas apresento abaixo.

Hot pots! Parece um foundue, mas é uma sopa muito quente (e apimentada) onde você vai "jogando" e cozinhando os acompanhamentos escolhidos no menu (legumes, carnes, massas).

Batatas raladas levemente cozidas com pimentinhas. Crocantes!

Variedades de "momos" (comida típica do Nepal/ Tibet) ou simplesmente "dumplings" em inglês. 

Tiras de frango com legumes no molho agridoce.

O arroz "grudadinho" sempre é servido individualmente em pequenas tigelas.

Panquecas ou bolinhos recheadas com carne de porco.

Momos deliciosos recheados com carne e sopa! Tem que pegar com cuidado para não furar e vazar a sopa. :-)
Há momos sem sopa também.

Carne de porco frita com pimentas. Ou seria pimentas (muitas!) com carne de porco?!

Camarão ao molho agridoce, com pimenta, grandes tiras de alho, castanha e alho poró. Delícia!!

Brócoles no alho e óleo.

Batatas caramelizadas e grudentas.

5 de setembro de 2011

Hábitos e moda na China


Cada povo tem seus próprios hábitos e costumes. O bom viajante deve observar e compreender as diferenças, aproveitando para aprender com elas. No entanto, nem sempre precisamos achar "bonito" os costumes, e dentre eles destaco os que não gostei na China:

Cuspir: a todo momento é um dos hábitos mais recorrentes nos Chineses. E não é um cuspe qualquer! É aquele que vem bem lá de dentro e avisa a todos em volta que algo vai sair daquele "ser". Em muitos lugares turísticos há placas pedindo "Não cuspa". Disseram-me que uma forte campanha foi feita em Pequim às vésperas da Olimpíadas de 2008 para ensinar o povo a não cuspir. De fato, percebi uma menor incidência em Pequim comparando com outras cidades que fui.

Uso dos banheiros públicos: é coisa recente os banheiros com suas "casinhas" individuais. O resultado disso é que muitos chineses fazem seu número 2 de portas abertas. Para quem sempre se acostumou a fazer "os trabalhos" com a companhia de outros, deve ser mesmo bem solitário ter que fechar a porta... Seriam anos de terapia para o cidadão entender que ele pode fazer sozinho sem depender da companhia alheia...

Banheiro 4 estrelas da Cidade Proibida.


Barrigas de fora: é a moda masculina para o verão. Bateu um calor? É só puxar a camisa para cima. Que visão triste de ver, especialmente com tanta barriga redonda...
Exibição de barrigas masculinas na China.

Sandálias e tênis com meias calças curtas: vi todo o tipo de calçado sendo usado com estas meias. Suponho que deva ser muito barato, pois bonito é o que não é. Infelizmente não consegui tirar umas fotos melhores, mas tinha até sapato de salto alto com estas meias. Já diz o ditado popular: "gosto não se discute"...

Meias calça soquete|: moda feminina na China.

Related Posts with Thumbnails