26 de maio de 2012

Piada de mau gosto


Veiculou em um canal de TV israelense uma propaganda da Samsung que não me pareceu nada diplomática para um de seus maiores mercados consumidores: o Irã.
O jornalista da folha de São Paulo, Samy Adghirni, também atual residente em Teerã, comentou sobre o assunto em seu blog: http://samyadghirni.blogfolha.uol.com.br/2012/02/27/publicidade-ou-provocacao/ e lá resume em português o diálogo do vídeo.


De fato, deixando de lado o humor negro que pode agradar alguns, no vídeo são colocados todos os aspectos sensíveis da atual guerra fria que vem se arrastando sem previsão de término: usinas nucleares, espionagem, sabotagem, preconceitos. Deste último aspecto, facilmente vemos retratado no vídeo uma Esfahan que desconheço: desértica, abandonada, feia e poeirenta. Bem diferente da Esfahan que conheço: http://www.coordenadaxy.com/search/label/Ir%C3%A3%2F%20Esfahan

Hoje passeando pela cidade, aproveitei para tirar fotos dos outdoors espalhados pela Teerã, apenas para que tenham uma idéia do quanto o Irã é importante para esta marca. Afinal, são 75 milhões de consumidores e não é a toa que aqui encontramos as TVs, fogões, geladeiras mais tecnológicas que existem em grandes quantidades e diversidades nas lojas. Na avenida Shariati, uma das principais para se comprar eletrodomésticos, é difícil comprar um que não seja com revestimento de inox, daquelas mais caras. Vai ter que procurar muito. Iraniano quer o "top de linha", e a Samsung, LG, Bosch e outras marcas estão aqui, no país das sanções, mais presentes do que nunca.


Propaganda de multifuncionais da Samsung a direita "sob os olhos" do líder mais ao centro.

Propaganda de tablets.

Propaganda de TV.

Bandeirolas da Samsung também enfeitam rotatórias.

Naturalmente a concorrente LG também se faz presente em Teerã.


19 de maio de 2012

A aventura de pagar uma conta no Irã


Ter dinheiro não é o suficiente para você ter suas contas pagas no Irã. Estamos falando de um dos países que hoje (sobre)vive sob as maiores sanções econômicas do mundo.
Esqueça cartão de crédito e qualquer tipo de operação para trazer ou enviar dinheiro do exterior. Turista que não vem preparado (digo: que não vem com dinheiro cash no bolso) e precisa fazer um gasto a mais já era. Perdeu! Não existe como sacar dinheiro de qualquer espécie. Esqueça operadoras como a Western Union. Esqueça caixas eletrônicos para saque em débito. Hoje, qualquer dinheiro externo só entra no Irã nos bolsos das pessoas.

A coisa está tão crítica que as lojas de tapetes, que aceitam cartão internacional através do envio dos números por telefone para um "primo" em Dubai cobrando uma taxa extra de 5%, estão agora aceitando até fiado. Explico: vendem e entregam os tapetes com um "acordo de cavalheiros". O turista ao retornar para seu país faz um depósito para uma conta do iraniano, conta esta fora das fronteiras da Pérsia, como em Hong Kong, Bangkok, etc. Confiança máxima no freguês.

Curiosamente, o Irã é um dos países que mais possuem bancos próprios. As agências são tantas que já nem as enxergo mais. Para todo lado que se olha há um, dois, cinco bancos. E não vi nenhum com porta com detecção de metais ou seguranças preparados. Mesmo nas agências com câmbio de moeda estrangeira a segurança é mínima. Eventualmente vejo precárias câmeras que não acredito que funcionem sempre. O crime não chegou por aqui e as pessoas contam dinheiro nas ruas.

Entro hoje no banco para pagar um conta: minhas aulas de inglês. O colégio bem que aceita as modernas formas de pagamento: cheque e cartão, porém só os dos bancos iranianos. Não aceita dinheiro e sou obrigada a ir no banco para fazer um depósito. Minha primeira dificuldade é na máquina para tirar a senha. Há 6 botões e as explicações estão em farsi. Desisto. Chego para uma das atendentes que reclama apontando para a máquina de tirar senha. Balanço a cabeça e digo simplesmente "no farsi", colocando o número da conta, o dinheiro para depósito e minha identidade de estrangeira sobre o balcão. A atendente joga então um formulário para eu preencher e adivinhem? Estava em farsi. Digo novamente "no farsi". Parece não entender minha dificuldade... Contrariada ela preenche o formulário de depósito e depois lê em voz alta o que foi preenchido para eu conferir (!!!). Obviamente não entendo nada, mas confirmo com a cabeça. Assino o papel e torço para que tudo tenha dado certo.

Meu formulário de depósito que depois entreguei na escola de inglês.


Conta de telefone.

Conta de energia elétrica no Irã. A única coisa escrita no nosso alfabeto é o "kWh".





16 de maio de 2012

Feira Internacional de Livros em Teerã


Com uma duração maior que a Feira Internacional de Flores e Plantas, concorreu no mesmo período a 25a Feira Internacional do Livro em Teerã. Enormes estandes formando labirintos ocuparam a área onde hoje está sendo construída a maior mesquita do Irã. Fotos do líder supremo mostravam-no com um livro aberto, lendo com entusiasmo. Não por acaso, notei maior presença destas fotos na ala que vendia o Corão.
Naturalmente a maior parte dos livros vendidos era em farsi, porém associações de amizades Irã x Venezuela, Irã x Alemanha, Irã x China, ..., e claro Irã x Brasil também marcaram presença com estandes para divulgar a literatura destes países.
Na feira também havia uma ala toda separada com livros estrangeiros, escritos em inglês, francês, etc. Lá foi possível inclusive descobrir que em Teerã há uma loja exclusiva da editora Oxford com o nome de Oxford Central Bookshop in Iran.


Área externa da feira de livros.

Máquina para comprar livros.

Vista do segundo andar para um dos estandes.

Corredores da feira lotados de pessoas.


13 de maio de 2012

Pra não dizer que não falei das flores



Iranianos são obcecados por flores e jardins. Na primavera então ocorre o grande êxtase de cores no país! É uma época excelente para vir ao Irã, pois o viajante encontrará jardins, praças e estradas lindamente ornamentadas. Este ainda é assunto para um post exclusivo, mostrando o milagre que o exército de jardineiros faz por aqui em termos de paisagismo e irrigação.

Como o mercado consumidor de flores é grande, com dezenas de floriculturas em cada bairro e iranianos ávidos por presentear sempre amigos e parentes, homens ou mulheres, com belos e exagerados arranjos, nada mais adequado do que visitar na capital a 10a Exposição Internacional de Flores e Plantas. Com duração de apenas 5 dias, o enorme centro de exposições ficou pequeno para tanta gente. Os primeiros dias são exclusivos para a exposição e entrega de cartões de visita e panfletos. O último dia é reservado para a venda de tudo o que foi exposto.


ACONTECEU:

Sendo estrangeira no meio de uma multidão de locais, os expositores atendem com uma atenção maior, e me presenteiam com um linda tulipa. Melhor teria sido não ter aceitado, pois comecei a ser observada e questionada por mulheres que queriam uma flor também. "Apenas para as estrangeiras" - esclarecia o expositor.



Pavilhão de exposição.

Vários andares com exposição de flores, plantas e acessórios.

Lírios e orquídeas.


Paisagismo com inspiração holandesa.

Estátuas decoradas e ao fundo grandes painéis com flores.

Jardins montados mostrando variedade de cores e espécies.



Cactus em forma de monstro.
Mini jardins dentro de vidros.

Tulipas das mais diversas cores.
Zoom nas lindas tulipas do Irã.

6 de maio de 2012

Galerias de arte em Teerã


A arte e a cultura Persa são reconhecidas há muitos séculos por sua precisão e beleza. No entanto sempre associada às antiguidades. O que poucos sabem talvez, é que o Irã, em pleno século XXI ainda é berço de muitos artistas. Estes tem feito fama na Europa, tanto pelo seu talento (sim, as telas e objetos valem o sucesso) quanto talvez pelo exotismo de se patrocinar artistas num país considerado fechado para as artes. Ter uma obra de um artista iraniano tornou-se cult no estrangeiro.

Assim, não é difícil ver obras de arte expostas nas galerias de Teerã sendo vendidas por 5, 10, 15 mil dólares ou mais. Achou caro?? Pois aproveite se tiver dinheiro! Em seguida são expostas nas galerias da Europa por no mínimo o dobro do preço.



Exposição de pinturas de Alireza Jahromi, Amir Gharehhasanloo e Hassan Salajegheh:







Exposição de pinturas de Mahmoud Bajalan:




Exposição de telas com caligrafias de Rasoul Akbarlou& Ahmad Mirzazadeh:


Exposição de telas de Nima Hashemian:




Exposição de telas de Morteza Khosravi:




Para conhecer a diversidade de artistas e galerias em Teerã, listei abaixo a "pequena" lista que conheço, com seus respectivos websites muito bem feitos.

Aaran Art Gallery
9 Dey St., Kheradmand Ave., Karimkhan Zand Blvd.
Tel: +98 21 8884 1412
Aria Gallery
10 Zarrin St., Valiasr Ave.
Tel: +98 21 8871 6401

Arte Gallery
No 3 Second Alley, Golestan St., Alikhani Blvd., South of Shiraz Ave.
Tel: +98 21 8803 1652

Art Center
1716 Shariati Ave.
Tel: +98 21 2260 1130
Assar Art Gallery
16 Barforoushan Alley, Iranshahr St., Karimkhan Zand Blvd.
Tel: +98 21 8832 6689
www.assarartgallery.com

Atbin Gallery
42 Khakzad St., Valiasr Ave.
Tel: +98 21 2621 0395

Aun Gallery
40 Seoul Ave., Vanak
Tel: +98 21 8860 3050
Azad Art Gallery
5 Salmas Squarc
Tel: +98 21 8800 8676

Day Art Gallery
3 Taraneh Deadend, Naz St., Fourth Tangestan Ave., Pasdaran Ave.
Tel: +98 21 2228 5299

East Art Gallery
2 Ahmadpour St., Darakeh
Tel: +98 21 2217 3142

Elahe Gallery
No 3 Amini alley, at the end of Golfam St., Africa Blvd
Tel: +98 21 2620 2611

Etemad Gallery
No 4 Boukan St., Sadeghi-e-Ghomi St., Yaser Sq., Bahonar St.
Tel: +98 21 2272 4442

Fravahr Art Gallery
No 2, Golestan Alley, Africa Blvd.
Tel: +98 21 2204 6639

Golestan Gallery
26 Kamasaee Ave., Darrouss
Tel: +98 21 2254 1589

Henna Art Gallery
No 19 Biglarpour Sharghi, Jahantab, Akhlaghi, Motahari, Kolahdooz Ave.
Tel: +98 21 2258 7879

Hoor Art Gallery
12 Naiimi St., No. Mirza Shirazi Ave., Mottahari Ave.
Tel: +98 21 8870 6984
www.hoorgallery.com

Homa Art Gallery
58 Babak Bahrami St., Valiasr Ave., (between Zafar & Niayesh)
Tel: +98 21 8865 1572
homaartgallery.com

Jorjani Gallery
No 4, Khayyam St., Valiasr Ave.
Tel: +98 21 2266 8740

Mah Art Gallery
No 26, Golestan Blvd, Africa Blvd
Tel: +98 21 2204 5879

Moshen Gallery
No 42, Mina Blvd., Nurbakhsh St., Farzan St., Naji Alley, Zafar St., Modarres Exp. Way
Tel: +98 21 2225 5354

Seyhoun Art Gallery
11 Fourth St., Vozara Ave.
Tel: +98 21 8871 1305
Shirin Art Center
No 9, 18th Velenjak St.
Tel: +98 21 2242 7768

Siin Gallery
16 Twelfth St. S.Piroozan Ave., Hormozan Ave., Shahrak Gharb
Te.: +98 21 8837 6623
www.siingallery.com

Vali Art Gallery
Vank St., Khodami St., No 72
Tel: +98 21 8804 7698
www.valiartgallery.com




Related Posts with Thumbnails