Passou! Fazem 10 dias que finalmente os restaurantes e cafés voltaram a abrir durante o dia, e que posso tomar um inocente copo de água na rua sem causar um incidente. Todo ano são 30 dias de restrições alimentares a luz do dia...
Vinte de julho marcou o início do Ramadã (mês do jejum) deste ano. O Ramadã correspondente ao nono mês do calendário islâmico (que é baseado no ano lunar). Esta data retrocede cerca de 10 dias no calendário gregoriano e no calendário persa a cada ano, visto que ambos são baseados no ano solar.
Exemplificando, os próximos Ramadãs iniciarão aproximadamente nas seguintes datas:
2013: 9 de julho.
2014: 28 de junho.
2015: 18 de junho.
2016: 6 de junho.
No Ramadã, os muçulmanos, do nascer ao por do sol, não podem:
- comer e beber;
- fumar;
- ter relações sexuais;
E devem:
- aumentar as orações;
- fazer mais caridade;
No Irã, durante o período do Ramadã, todos os restaurantes e lanchonetes ficam fechados durante o dia. Trata-se de uma imposição do governo e não de um desejo social, visto que parte da população iraniana não pratica o jejum. Mesmo os estrangeiros não podem sequer beber água publicamente, em respeito ao país islâmico. Felizmente, mercados, açougues e feiras continuam funcionando normalmente e a rotina das "refeições secretas" na minha residência e nas dos meus vizinhos prosseguiu despreocupadamente. Todos os dias do mês sagrado senti o cheiro de comida no ar pela vizinhança, e entre os muitos amigos que já fiz no Irã, praticamente nenhum jejua, mesmo entre os muçulmanos que afirmam ser religiosos.
Estão "liberados" do jejum:
- crianças (meninas até 9 anos e meninos até 15 anos);
- gestantes e lactantes;
- doentes;
- idosos;
- mulheres em período menstrual.
Pessoas que estejam viajando também podem deixar de jejuar, mas devem, em teoria, "compensar" os dias posteriormente.
Este ano o mês do Ramadã coincidiu com o período mais quente do verão e obviamente com os dias mais longos no hemisfério norte. O resultado, no Irã, foi um período de jejum de mais de 14 horas.
Achou difícil? Nos países nórdicos esse período pode chegar a 20 horas!
A quebra de jejum no entardecer tradicionalmente ocorre com a ingestão de tâmaras e um copo de água. Na sequência, podem compor a refeição queijo de cabra, folhas verdes, nozes e pão, para finalmente tudo acabar em kebab.
Bandejão de quebra de jejum servido pelo shopping Yas. |