O sul do Líbano é território visivelmente controlado pelo
Hezbollah.
Viajando de carro é possível notar a transição do ambiente, de um território mais capitalista americano (Beirute), para algo mais parecendo sem governo e investimentos. O clima é tenso e as pessoas são mais sisudas.
Em diversos momentos senti-me quase "em casa", no Irã que vivo hoje. Há mais bandeiras iranianas hasteadas do que as Libanesas. E também "velhos amigos" estão em cartazes por todos os lados: Aiatolá Khomeini e Aiatolá Khamenei. Mas a hospitalidade local não é a mesma da iraniana...
Queríamos bater fotos, registrar tanto os monumentos históricos como a vida cotidiana. Queríamos fotos das bandeiras iranianas e das fotos de seus líderes em território libanês, mas sempre que parávamos o carro éramos abordados.
Em uma das ocasiões fiquei com medo. Acho que todos nós ficamos. Era um lugar comum, perto de um centro comercial e uma rotatória. Havia fotos dos líderes iranianos bem no centro da rotatória e ao fundo um Mc Donalds. Contraste bacana, mas o lugar não era para turismo. Rafael desceu para bater fotos e Thomaz decidiu que tiraria as suas de dentro do carro, com sua objetiva de fazer inveja a muitos jornalistas fotográficos. Em poucos minutos começamos a ser rodeados de pessoas. Um jovem muito sério se aproximou do carro, bateu foto da placa e enviou por SMS para "alguém". Rafael então voltou rapidamente, mas não a tempo de irmos embora sem que um outro rapaz viesse e começasse um interrogatório. Pedia nosso passaporte/ documentos e não deixava o Rafael fechar a porta do carro. Tensão. Tentamos explicar em inglês que os passaportes estavam no hotel e que nada tínhamos para entregar a ele. Não eram pessoas do governo ou policiais. Eram da milícia certamente. Após muito bate-boca sem bons entendimentos (eles não falavam inglês), conseguimos dizer a eles que íamos ao hotel. Acho que ficaram satisfeitos pois lá poderiam nos abordar novamente e com mais eficácia. Só não sabiam eles que já tínhamos feito check-out e só passamos para pegar as malas.
Saímos de lá rapidinho...
|
Pobre eletricista... |
|
Líderes iranianos homenageados em território libanês. |
|
A tal foto que quase nos custou um resgate... |