Música no Irã é assunto polêmico. Apesar da diversidade e do talento do povo iraniano, há restrições diversas no segmento das artes na República Islâmica. Após a queda do Xá em 1979, mulheres foram proibidas de cantar solo (em coro podem) e bandas de rock, pop, jazz tem suas letras pré-aprovadas pelo Ministério da Cultura e Orientação Islâmica.
A censura existe, mas na vida cotidiana dá-se um jeito: muitos cantores e bandas iranianas hoje vivem no exterior e enviam suas músicas pela internet. O mercado de músicas piratas é vasto e em qualquer sinaleira das grandes avenidas de Teerã é possível comprar vários exemplares de músicas pop gravadas fora do controle governamental.
O segmento musical é tão forte entre os iranianos, que é possível encontrar todos os tipos de estilos na língua persa. Dentre as rádios persas on-line, destaco uma muito boa: Radio Javan, produzida e emitida do território Norte Americano por iranianos/ americanos. A empresa produz ainda aplicativos para smart-phones de excelente qualidade.
Abaixo, destaco alguns nomes famosos de músicos iranianos com estilos bastante diferentes entre si.
Googoosh - uma das cantoras pop mais famosas do Irã até a revolução de 1979. Faegheh Atashin (seu verdadeiro nome) voltou a se apresentar depois de sair do Irã no ano 2000. Seus shows continuam disputados, especialmente pela grande comunidade de iranianos que vive hoje nos Estados Unidos.
http://googoosh.com/
KIOSK - banda de rock underground. A banda iniciou suas atividades em Teerã, mas seus integrantes mudaram-se para os EUA em 2005 e desde então produziram diversos álbuns.
http://www.kiosktheband.com/
Banda KIOSK com participação especial de Mohsen Namjoo.
Mohsen Namjoo - Aclamado como "Bob Dylan" do Irã pelo New York Times, fez suas últimas gravações também fora do Irã. Mistura estilos musicais como o tradicional persa, rock e blues e suas letras também aproveitam a poesia persa.
http://www.mohsennamjoo.com/
Shajarian - o cantor (vivo) mais famoso da música tradicional persa. Suas canções utilizam instrumentos tradicionais persas, tais como o setar.
Afshin - as baladas de Tehran são agitadas com cantores como Afshin, com muito pop/ dance nas pistas. Os clipes dão uma ideia absolutamente diferente do que se imagina da sociedade jovem iraniana e do que ela gostaria que fosse. Claro que Afshin é mais um dos cantores vivendo no exterior.
http://www.afshinmusic.com/
Para saber mais sobre música no Irã:
- Persian traditional music
- Persian ritual music
- Persian pop music
- Persian symphonic music
- Persian piano music
- List of iranian muscians
Salam Caroline, adorei o post! A música iraniana é apaixonante e até meus amigos iranianos que são jovens aprecisam as músicas de artistas como Gogoosh, Moein, Ebi e Siavash Shams e do mestre Shajarian. Além de outros astros que saíram do Irã após a Revolução podemos citar uma geração inteira de cantores iranianos jovens que fizeram sucesso com a música persa na Diáspora como os irmãos Kamran e Houman. Ah, fiz um post sobre a música tradicional iraniana no meu blog.
ResponderExcluirAbraços!
Salam Janaina. Vi teu post de música persa sim.
ExcluirInfelizmente nem sempre consigo ver teu blog por causa da péssima internet por aqui... E blogs, particularmente, são bloqueados: só funcionam com anti-filtro que deixam a conexão ainda mais lenta.
Abraços!