- A comida "tradicional" é a indiana e a libanesa. Raramente encontra-se pratos típicos do país.
- A roupa oficial do homens é o dishdasha (camisa reta comprida até os pés). Em repartições públicas de cor obrigatória branca.
- Os homens usam turbante (muzzar/ musar) ou uma espécie de chapéu em formato de cone (kimah/ kummar/ kuma). O primeiro é para ocasiões mais formais e o segundo para o dia a dia. Vê-se o Sultão usando apenas o muzzar e funcionários públicos devem seguir este padrão.
- A roupa feminina é bastante diversificada e normalmente colorida. O uso do véu não é obrigatório, mas algumas etnias usam até mesmo máscara nas faces.
- A mão de obra braçal é feita por emigrantes majoritariamente indianos e paquistaneses (há também filipinos, bangladenses, entre outros). O trabalho mais simples praticado pelos omanis é de motorista.
- Todas as construções tem padrão árabe, não tem mais de 6 andares e majoritariamente são pintadas de branco.
- Em todos os lugares típicos, você vê um jarro redondo pendurado, o Jahlah. Este artefato era usado para terem água fresca: a cerâmica bruta é porosa e permite a passagem de resquícios de água. Quando a brisa sopra, faz evaporar a água da superfície, gelando o jarro e fazendo a água interna resfriar-se. Fantástico, não?
28 de junho de 2013
Você sabe que está em Omã quando:
Marcadores:
Omã
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário