14 de dezembro de 2013

Tomando chá no Irã



Há arte por trás de um simples chá.
Simples para nós brasileiros que estamos acostumados a tomar café, e quando nos aventuramos no chá, ele é normalmente de "saquinho", daqueles que você coloca na água quente e fica pronto em 3 minutos.
Obviamente existem chás de saquinho no Irã, mas estes não são os melhores chás que você vai beber no país.

Chá bom é o feito no samovar!

O que é SAMOVAR?

Samovar é um utensílio para fazer, normalmente, chá. Sua origem é russa, mas foi incorporado na cultura iraniana há pelo menos 2 séculos, com samovares feitos a mão e ornamentados com desenhos persas.
Antigamente a água era aquecida com carvão, mas hoje há samovares elétricos.
Há dois recipientes no samovar. Na parte inferior (normalmente de metal) fica a água quente. Na superior (em um pequeno bule de porcelana) fica o chá concentrado que é aquecido apenas com o vapor da água na parte inferior, ou seja, a erva não queima! Deve-se misturar ambos os conteúdos para obter-se um bom chá.


Detalhes importantes na arte de tomar chá na Pérsia:

  • O chá é servido em copinhos de vidro transparentes. Isso porque iranianos gostam de avaliar a cor do chá e ver se ele está na concentração adequada.
  • Iranianos não gostam de tomar chá com açúcar refinado. Eles usam cubos de açúcar que são colocados dentro da boca e ali permanecem enquanto vão bebendo o chá. Ou seja, o chá é adoçado dentro da boca! 
  • Muito popular são também uns pirulitos de cristais de açúcar, alguns de cor amarelada por terem adição de açafrão. Você molha o pirulito no chá para os cristais se soltarem. Da mesma forma que os cubos de açúcar, os cristais ficam na boca e não no copo de chá. 
  • O chá dá energia e eles tomam várias vezes ao dia.


Curiosidades do cotidiano:

  • Não é difícil que um taxista não tenha lugar para sua mala no bagageiro, pois o espaço está ocupado com um mega "kit chá" para passar o dia, com direito a garrafa térmica, copos, caixa de açúcar, biscoitos e um tapete para sentar e apreciar a bebida.
  • Qualquer serviço que você contrate em sua casa deve prever rodadas de chá. Trabalhadores de empresas de mudança, faxineiras, e técnicos para qualquer tipo de serviço que vão permanecer em sua residência por mais de uma hora esperam ter chá para dar energia e poder continuar as atividades.
  • Você entra em uma loja e os empregados estão tomando chá, volte outra hora ou conforme-se sozinha procurando o que procura: eles não vão parar de tomar o chá para lhe atender.
  • É super popular que os bules de chá tenham a foto do Qajar (dinastia anterior ao Xá/ Rei).
  • Não confunda "Xá ou Shah" com "Chá", apesar da pronúncia ser a mesma no português. O primeiro é o título dado aos reis que estavam no poder antes da revolução islâmica, o segundo, obviamente, é a bebida. A pronuncia em farsi de chá é: "tchaí" (transliterado para o português).




Kit super tradicional: copo de vidro, açúcar em cubos ou em cristais (pirulito), porcelanas com foto do Qajar.

Samovar


7 de dezembro de 2013

Luxo Saudita


Você quer luxo e pode pagar?
Bem vindo a Arábia Saudita!
Aqui você tem acesso às mais diversas grifes internacionais, muito ouro e hotéis hiper-luxuosos!

Há quem pense que as lojas vendem só abayas pretas e lenços. Apague este preconceito!
Na vida privada as sauditas vestem-se de forma muito elegante e elas querem o que tem de melhor no ocidente. Para ajudar no mundo maravilhoso das compras, o país é tax free!!!! Isso mesmo! Preços sem impostos. Mas é claro que nem assim Dior, Chanel, e companhia estão acessíveis para os bolsos da classe média. Para os mortais também há todas aquelas lojas bacanas que fazem a festa dos brasileiros nos EUA.

Lojas de bijouterias eu nem vi no país. Em compensação o ouro era tanto que cheguei a pensar ser falso. O que são aquelas jóias? Deve dar uma boa dor muscular usar tanto peso no corpo. No Brasil assaltante nem ia se dar o trabalho de roubar pois certamente acharia que era ornamento de fantasia de carnaval.
OK, para o gosto mais discreto, também é possível encontrar peças lindas e pequenas! E o preço é praticamente só do peso do ouro mesmo. O trabalho artesanal de fazer a peça nem é cobrado! Escolha sua jóia, pese e leve! Simples assim.

E para descansar das compras, há hotéis de luxo que parecem museu!
Tenho 2 para recomendar:

Em Riade: 

The Ritz Carlton
http://www.ritzcarlton.com/en/Properties/Riyadh/Default.htm

Em Jeda:

Qasr Al-Sharq
http://www.qasralsharqjeddah.com
* decorado pelo mesmo designer que trabalhou no hotel Burj Al-Arab em Dubai.

Ambos os hotéis aceitam visitantes e você pode desfrutar dos diversos restaurantes que cada um dispõe.

Aqui o lado brega pegou...

Lojas de ouro

Lojas de ouro - olha o tamanho dos braceletes!!

Magnífico lustre de 12 metros do hotel Qasr Al-Sharq


Parte externa do hotel Ritz Carlton - Riade.

Parte interna do hotel Ritz Carlton - acesso aos restaurantes (parte superior) e piscina (inferior).


Related Posts with Thumbnails