28 de janeiro de 2015

Por que não visitar países como Burma, Coréia do Norte, Cuba, Irã?


Talvez você queira esperar que estes países tornem-se uma "verdadeira democracia". Talvez você queira esperar que todos os problemas de direitos humanos sejam solucionados nestes locais. Talvez você queira esperar que os conflitos étnicos e religiosos cessem. Talvez você queira esperar que todas as formas de censura sejam coisas do passado, que os prisioneiros políticos tenham sido soltos e indenizados, e que os grupos repressores tenham saído do poder.

No entanto, talvez você devesse viajar para estes países agora mesmo! Viaje para estes países enquanto eles ainda não se tornaram globalizados, perdendo sua verdadeira identidade mantida pelo isolamento. Vá antes que as pessoas locais se acostumem com os turistas e percam a curiosidade por você, antes que elas se vistam com as marcas internacionais e que pensem como todos nós pensamos. Vá antes que eles corrijam o inglês dos menus de restaurantes e das placas. Vá antes que o país fique rico e feio, com lanchonetes do Mc Donalds e lojas que encontramos em qualquer lugar do mundo. Vá antes que os outros decidam ir também e que você perca a oportunidade de estar num magnífico monumento sozinho. Vá enquanto eles ainda tem o que nos ensinar, com suas experiências e visões de mundo diferentes das nossas!


Texto inspirado na reportagem "This is Myanmar's Moment" de Andrew Solomon,
para a revista Travel+Leisure de dezembro de 2014.

Em Myanmar (Burma) com centenas de templos só para mim!


22 de janeiro de 2015

O que os Estados Unidos tem em comum com Arábia Saudita, Irã, Iraque, China e Indonésia?


Esta semana, um dos assuntos mais discutidos foi a pena de morte. A Indonésia não atendeu aos apelos do Brasil em prol do perdão do brasileiro preso na Indonésia por tráfico de drogas e condenado ao fuzilamento. Morreu certamente em fração de segundos, depois de passar anos na prisão esperando o dia da execução.

A história é polêmica entre brasileiros, e nem quero entrar na questão do certo e errado. Só quero questionar o seguinte: por que a pena de morte nos Estados Unidos não é vista com o mesmo horror? Por ser feita de maneira mais civilizada?

E dentro deste conceito de civilizado, você sabia que os EUA são o único país do ocidente "civilizado", "livre" e "democrático" que pratica rotineiramente a pena de morte? Não há nenhum país no continente Americano que utilize a pena capital para crimes comuns e muito menos na quase totalidade dos países do continente Europeu (exceção para a Bielorussia). Nem mesmo a Russia, "vilã" da Guerra Fria e dos tempos atuais, pratica a pena de morte.

Surpreso(a)?

Os EUA estão no mesmo grupo de países considerados "bárbaros", como Arábia Saudita, China, Irã, Iraque, e agora Indonésia. E nem adianta defender a injeção letal, afirmando que é um método que garante ao condenado uma morte instantânea e sem sofrimento... No ano passado (2014), foi noticiado no país do tio Sam que a injeção de um dos condenados "falhou", causando o sofrimento da vítima por várias horas em condições terríveis.

Outra surpresa é que a injeção letal é considerado o método oficial de aplicação da pena de morte nos EUA, mas várias outras técnicas foram usados até pouco tempo: eletrochoque (2013), fuzilamento (2010), gás letal (1999) e enforcamento (1996).
Para saber mais: http://en.wikipedia.org/wiki/Capital_punishment_in_the_United_States



Veja o fantástico show do comediante John Oliver sobre o assunto (somente em inglês):





O gráfico abaixo, mostra em vermelho os países que praticam a pena de morte com frequência:


   Abolido para todos os crimes
   Abolido para crimes não cometidos em casos excepcionais (como crimes cometidos em tempos de guerra)
   Forma legal de punição, mas não praticada nos últimos 10 anos.
   Forma legal de punição para alguns crimes.




Note que o Brasil não está classificado como um país totalmente livre de pena de morte. Temos previsão na Constituição para o uso da pena capital em épocas de guerra, que esperamos nunca passar por isso. Desde a proclamação da República, o Brasil nunca precisou usar desta lei.


Related Posts with Thumbnails